Blogue para a comunidade da aldeia do Castelo, concelho de Mação

Padre Júlio Tropa Mendes



Passaram quase três anos desde que na manhã de 25 de Janeiro de 2012 a notícia do falecimento do Padre Júlio Tropa Mendes, abalou profundamente todo o Castelo. Desaparecia mais um dos seus filhos dilectos, que todos os anos, vindo do Algarve aqui passava uns dias rodeado de familiares e amigos, aproveitando para visitar a sua horta - a “Vinha da Ribeira”.     
Nasceu a 26 de Dezembro de 1934 na povoação do Castelo, filho de António Mendes e de Benvinda Tropa, neto paterno de Joaquim Mendes e Tomásia Marques, neto materno de Francisco Tropa e Maria Joaquina.
Nos tempos de Seminário, nos períodos das férias escolares estava sempre presente nos passeios e picnic’s aos nascentes da Chão do Brejo, na dinamização e ensaio das “récitas” ou nas festas anuais da comunidade.
 É o que vemos nas fotos tiradas em meados dos anos cinquenta, quer fosse com o grupo que tinha ido em passeio à “Vinha da Ribeira”, apanhado no meio do linho em flor, quer acompanhando a equipa de futebol do Castelo “Os Flechas”, no campo do “Vale dos Castanheiros”.
Ordenado na Sé de Faro a 15 de Julho de 1962, pelo bispo D. Francisco Rendeiro, o padre Júlio Tropa Mendes era pároco de Santa Bárbara de Nexe, cargo que exercia há 43 anos desde 1969. Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa foi ainda docente nas Escolas Secundárias de Lagos e de Loulé.
Cooperador do pároco de Santa Maria de Lagos durante dois anos (1962 a 1964), pároco de N. Sª da Luz de Lagos e de Bensafrim durante cinco anos (1964 a 1969), e ainda de Estoi durante 24 anos (1987 a 2011). Era também responsável pelo Sector das Migrações e Comunidades Étnicas da Diocese do Algarve, missão que desempenhava desde 25 de Outubro de 1973.
 A sua vida de sacerdote fica marcada pela relevante obra edificada, de assistência social, de que são testemunhos a construção do Centro Cultural e Social da Paróquia de Santa Bárbara de Nexe que inclui um Lar de Idosos e a Creche 'A Joaninha'; e do Centro Comunitário da paróquia de Estoi, que integra o Lar 'Padre Júlio Tropa' e a Creche 'O Caracol'.
Fica-nos a sua memória e a recordação da sua amizade.


(da esquerda para a direita) : Eugénio Gaspar, Luís Tropa Alves, Maria Manuela Alves Egreja, Isilda Rosa Lobo, Maria Júlia Marques Mira, Maria do Céu Marques Machado, António Tropa Alves, Artur Marques Barbeiro e Júlio Tropa Mendes.





 Primeira fila (da esquerda para a direita): Américo da Silva Gaspar, Manuel António Egreja, Artur Marques Barbeiro, José do Rosário Luís e António da Silva Granja.; Segunda Fila: Eugénio Gaspar Rosa, Etelvino Lobo Alves, Etelvino Marques Canhoto, Raul Dias Antunes, Américo Marques (guarda-redes), Manuel Marques Pereira e Júlio Tropa Mendes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue